Tv Interativa
Folha Interativa
Educação

Brasil tem 56 mil indígenas cursando nível superior

Educação indígena no Brasil

19/04/2019 13h23
Por: Redação Interativa
Fonte: EBC
106
Foto Reprodução
Foto Reprodução

Cinquenta e seis mil indígenas estão cursando nível superior, no Brasil, segundo dados do Ministério da Educação.

Na Universidade de Brasília, são 55 na graduação e 15 na pós-graduação. Outros 85 novos alunos devem ingressar na universidade, no próximo semestre.

Danilo Ferreira é da etnia Tupiniquim e deixou o Espírito Santo para fazer ciências políticas, na Universidade de Brasília (UnB).

Ele, assim como outros indígenas, elegeu a universidade como fonte de saber para defender suas origens e, também, para levar novos saberes ao seu povo.

Mas ele também revela parte dos desafios que os estudantes indígenas encaram durante o curso, como as questões financeiras, o choque cultural, e o preconceito.

Para se manter, Danilo Ferreira recebe R$ 900 da Bolsa Permanência oferecida pelo Ministério da Educação e a Bolsa Universidade de R$ 530.

Do total de índios em universidades, 13 mil estão matriculados em universidades públicas e 42 mil em instituições privadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.