Tv Interativa
Folha Interativa
Programa

Ibiraçu - Prefeitura promove Programa Nacional de Controle do Tabagismo

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina

19/04/2019 12h38Atualizado há 4 meses
Por: Redação Interativa
Fonte: PMI
124

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Estratégia da Saúde Familiar, com intuito de prevenir outras doenças associadas ao tabaco, está promovendo o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O grupo é coordenado pela Enfermeira Giucirlene Pereira de Bortoli e pela Drª Bárbara Hubner Pereira.

O Programa busca reunir através de sessões semanais, pessoas que tenham o interesse de parar de fumar. Nesses encontros, são abordadas estratégias que auxiliam o fumante a lidar com a fissura e abstinência.

Durante o processo os fumantes são avaliados e de acordo com os resultados é feito o levantamento da necessidade de prescrição medicamentosa como BUP e adesivos de nicotina.

O primeiro grupo foi formado no início do mês e conta com a participação de 15 inscritos que estão reunindo-se semanalmente no ESF.

As sessões serão realizadas semanalmente no primeiro mês, no segundo mês com encontros quinzenais e posteriormente encontros mensais durante o período de 1 ano.

Um novo grupo está para ser formado, os interessados deverão dirigir-se ao ESF para a realização da inscrição.

Inscrição: Nome, Endereço e Telefone. 

Local: Unidade de Saúde Manoel Rufino - ESF- Bairro Ericina - Ibiraçu - ES

 

TABAGISMO

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, é fator de risco para aproximadamente 50 doenças diferentes. A nicotina substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, que podem levar a isquemia e ao IAM.

Já o monóxido de carbono produzido através da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podendo assim ocasionar doenças como a aterosclerose. Assim a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares.

Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana, IAM e o acidente vascular encefálico. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.