Terça, 20 de Abril de 2021 11:23
-
Geral Piauí

Piauí e demais estados nordestinos formam Câmara Temática para ações conjuntas de segurança

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, participou, de forma virtual, […]

08/04/2021 18h25
7
Por: Redação Interativa Fonte: Secom Piauí

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), Wellington Dias, participou, de forma virtual, nesta quinta-feira (8), do lançamento da Câmara Temática da Segurança Pública. O organismo terá representantes dos nove estados da região e tem como finalidade a articulação de políticas públicas, estratégias e ações na área de segurança.

“Como resultados práticos, queremos reduzir homicídios, atuar mais forte contra o crime organizado, tráfico de drogas, roubo a banco, cargas e combater a entrada de armas, por meio da fiscalização de divisas”, pontuou Wellington Dias.

Entre as propostas de atribuições, foram citadas a aquisição conjunta de equipamentos para as polícias, compartilhamento softwares e a unificação de sistemas de comunicação. Serão estabelecidas também estratégias unificadas de interação com a sociedade. O organismo abre também a oportunidade de criação de parcerias e cooperação com outros países.

“É um apoio mútuo entre os estados nordestinos para operações e outras necessidades, compartilhando equipamentos e outras estruturas como aeronaves, que poderemos adquirir conjuntamente”, considerou o governador da Bahia, Rui Costa.

“Há necessidade de um olhar especial para segurança pública, pautado na integração, hierarquia, disciplina e comando”, pontuou a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

A câmara da segurança é a sétima, de um total de 18, que serão criadas pelo Consórcio Nordeste, para buscar soluções conjuntas de desenvolvimento em diversas áreas. Ela deve reunir também comandantes das PMs, Corpo de Bombeiros e gestores do sistema carcerário. Participaram da solenidade virtual, além dos governadores, secretários de segurança dos estados, que atuarão como coordenadores na câmara temática

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias