Sexta, 23 de Julho de 2021 15:00
-
Saúde Maranhão

Governo do Estado implanta sete novos hortos terapêuticos em Itapecuru-Mirim

Os espaços serão cuidados por profissionais de saúde. Nos hortos serão cultivados 10 tipos de ervas, além de plantas alimentícias não-convencionais e as medicinais.

22/07/2021 17h35
9
Por: Redação Interativa Fonte: Secom Maranhão
Governo implantou sete novos hortos (Fotos: Divulgação)
Governo implantou sete novos hortos (Fotos: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos implantou, nesta semana, sete novos hortos no município de Itapecuru-Mirim. Os hortos, para o plantio de ervas medicinais que serão utilizadas tanto para alimentação como produção de medicamentos fitoterápicos, foram implantados em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e povoados quilombolas. 

“A proposta do programa sempre será a de aliar o saber popular com a ciência, a educação em saúde. O Farmácia Viva tem sido reconhecido justamente por isso, por oferecer acesso a formas alternativas de tratamento em saúde justamente àqueles que mais necessitam, se consolidando como um programa que funciona e com respaldo científico”, disse a coordenadora do Farmácia Viva, Kallyne Bezerra. 

Os espaços serão cuidados por profissionais de saúde. Nos hortos serão cultivados 10 tipos de ervas, além de plantas alimentícias não-convencionais e as medicinais, como: gengibre, açafrão, erva cidreira, vick de coco, terramicina, anador, agrião, manjericão, ora-pro-nóbis, mastruz e urucum. Todo plantio será feito de forma natural, sem o uso de adubos químicos. 

Em Itapecuru-Mirim, os sete novos hortos terapêuticos foram instalados na U.E. Gonçalves Dias (Horto Saúde e Natureza), no Povoado Santo Antonio, Vinagre (Horto Saúde Brota da Natureza), no Centro de Referência de Assistência Social – Cras (Horto semente do Cras), na UEB Paroquial (Horto Saúde na Escola), na UBS Rosa dos Santos Carvalho (Horto Rosa dos Santos), no Assentamento Cristina Alves – Povoado 17 de Abril (Horto Ana Primavesi) e no Povoado Oiteiro dos Nogueiras (Horto Mãe d’Água). 

Nos hortos serão cultivados 10 tipos de ervas (Fotos: Divulgação)

O Programa Hortos Terapêuticos também estuda implantar um Polo de Manipulação em Itapecuru-Mirim. Com previsão de iniciar funcionamento neste ano, o espaço será voltado para a capacitação de lideranças comunitárias, professores e demais interessados. O polo terá como objetivo a confecção dos fitoterápicos e remédios caseiros, com o apoio do conhecimento científico, dentro de ambiente laboratorial. Além da preparação de remédios, o espaço permitirá a comercialização desses remédios, bem como a dispensação para Unidades Básicas de Saúde (UBS) a fim de serem utilizados no tratamento complementar dos pacientes. 

Programa

Criado em 2016 pelo governador Flávio Dino, o programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão tem como missão valorizar a cultura tradicional e os conhecimentos da medicina natural. Com 57 hortos implantados em 177 lugares, entre municípios, instituições de ensino, órgãos públicos, UBS e casas de beneficiários. 

Além disso, também conta com 4 mil pessoas treinadas – entre profissionais da saúde, agentes comunitários, profissionais de outras especialidades e entusiastas dos conhecimentos tradicionais – para manipular de modo correto as plantas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Vitória - ES
Atualizado às 14h56 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 25°

24° Sensação
17 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias