Sábado, 24 de Outubro de 2020 00:02
-
Saúde Covid

Aracruz - Secretaria de Saúde alerta sobre transmissão de coronavírus por assintomáticos

O problema é ter uma ideia exata da proporção entre os acometidos pela doença e os que não apresentam sintomas

24/07/2020 22h12
128
Por: Redação Interativa Fonte: PMA
Raquel de Pinho SECOM/PMA
Raquel de Pinho SECOM/PMA

Os levantamentos epidemiológicos revelam que algumas pessoas desenvolvem sintomas da Covid-19 e outras não. O problema é ter uma ideia exata da proporção entre os acometidos pela doença e os que não apresentam sintomas. Diante desta realidade, os assintomáticos representam uma preocupação para os gestores de saúde, uma vez que acabam se tornando contaminadores em potencial, pois costumam apresentar carga viral alta e têm um papel importante na transmissibilidade.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, uma pessoa com o Sars CoV-2 assintomática é a que nunca desenvolve os sintomas da Covid-19, sendo os mais comuns a febre, a tosse e a dificuldade para respirar. Já um paciente sintomático está com o vírus em circulação no corpo e desenvolve os sintomas.

De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz, Clenir Avanza, infectados que não apresentam sintomas tendem a seguir suas vidas, entrando em contato com muitas pessoas suscetíveis. “Por isso, continuamos recomendando o cuidado. Nós não sabemos quem vai manifestar ou não os sintomas, ou seja, quando as pessoas vão transmitir o vírus, por essa razão, todo mundo precisa continuar usando máscara e mantendo o distanciamento social. E, principalmente, se possível, a pessoa deve ficar em casa”, pede a gestora.

A secretária ressalta ainda que é fundamental realizar o maior número de testes e o rastreamento dos casos. “Estamos trabalhando para testar nossa população. Acreditamos que o método mais eficaz para se descobrir os casos e se interromper a transmissão da Covid-19 é através da testagem dos assintomáticos, que devem ser rastreados, colocados em isolamento, assim como deve se colocar em quarentena seus contatos”. Na avaliação de Clenir, paralelo aos cuidados sanitários e a todas as medidas de assistência aos casos adotadas pelas autoridades, o mais importante é o avanço científico para se conseguir o mais rápido a vacina capaz de proteger a população.

Desde o dia 19 de junho, a Secretaria de Saúde de Aracruz colocou em funcionamento a Central de Monitoramento para acompanhamento dos casos confirmados e suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Para esclarecer dúvidas e/ou solicitar orientações, a pessoa pode ligar para (27) 3270-7979, 98868-0262 ou 99717-6183.

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Aracruz - ES

    Aracruz - Espírito Santo

    Sobre o município
    Aracruz é um município localizado no norte do estado do Espírito Santo, integrante da Região do Vale do Piraqueaçu.Aracruz tem uma população estimada em 101.220 habitantes (IBGE, 2019).
    Anúncio
    Vitória - ES
    Atualizado às 23h47 - Fonte: Climatempo
    21°
    Muitas nuvens

    Mín. 21° Máx. 27°

    21° Sensação
    7 km/h Vento
    94% Umidade do ar
    90% (50mm) Chance de chuva
    Amanhã (25/10)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 24°

    Chuva e trovoadas
    Segunda (26/10)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. ° Máx. °

    Ele1 - Criar site de notícias