Terça, 14 de Julho de 2020 22:58
-
Saúde Atendimento

Aracruz contará com atendimento do SAMU

Espaço atende critérios exigidos pelo Ministério da Saúde

11/06/2020 00h01 Atualizada há 1 mês
63
Por: Redação Interativa Fonte: PMA
Prefeito Jones Cavaglieri e representantes da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da Coordenação do SAMU Metropolitano de Vitória – Foto Raquel de Pinho SECOM/PMA
Prefeito Jones Cavaglieri e representantes da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da Coordenação do SAMU Metropolitano de Vitória – Foto Raquel de Pinho SECOM/PMA

Aracruz, no norte do Espírito Santo, deu mais um importante passo para concretizar a vinda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o município. Na manhã da última terça-feira (09/06), o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri e a secretária de Saúde, receberam a visita de representantes da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e da Coordenação do SAMU Metropolitano de Vitória para uma vistoria no local.

Espaço atende critérios exigidos pelo Ministério da Saúde

A obra de adequação do espaço na Central de Ambulância está em fase final. São serviços de pintura, manutenção do telhado e adaptações na cozinha e nos vestiários. A equipe tem trabalhado até nos finais de semana para garantir que o serviço seja concretizado em menos de 30 dias.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Rede Urgência e Emergência do Espírito Santo, Eduardo Fernando de Souza, as adequações técnicas estão sendo providenciadas e, depois desta fase, será feita a padronização visual, conforme as normas do Governo Federal. “Pelo que observamos, as adequações necessárias estão sendo realizadas pela Prefeitura e depois será necessário fazer a identificação das salas e da fachada, a climatização e a adaptação de uma sala com ventilação para guardar os oxigênios. Faltam coisas simples. Está melhor que muitas bases do SAMU que conhecemos. Atende todos os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde”, destaca Eduardo Souza.

Processo Seletivo

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Caio Duarte Neto, explicou que será feito um processo seletivo para contratação de funcionários, entre eles, enfermeiros e médicos. Os serviços terão início em até dois meses, de acordo com previsão.

Finalidade

O SAMU terá como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência de forma a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de atendimento precoce. A vinda do serviço para o município ajudará a organizar o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência.

Atendimento rápido

Segundo o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, com esforço e determinação, a população contará, em breve, com essa unidade do SAMU, para oferecer um atendimento muito mais rápido. “A atual administração sempre esteve ciente de que garantir saúde pública qualificada é uma forma de expressar respeito e dignidade à população que merece ter seus direitos atendidos no que se refere ao bem-estar físico, social e emocional. Transformar a saúde pública de Aracruz, nos últimos três anos, foi um desafio, mas melhoramos a produtividade, superamos os problemas e trabalhamos no sentido de promover uma mudança na estrutura da saúde de Aracruz”, analisa o prefeito.

Profissionais altamente qualificados

Para o tenente do 5? Batalhão da Polícia Militar de Aracruz, Adriano de Farias Santos, a chegada do SAMU a Aracruz representa um grande avanço ao atendimento à população. “São profissionais altamente qualificados, o que ocasionará mais agilidade ao atendimento em casos de urgências e emergências que comumente são atendidos pela Polícia Militar”.

 Central de Ambulância

A Central de Ambulância que receberá o SAMU foi inaugurada pelo prefeito Jones Cavaglieri e oferece uma estrutura para atender toda a demanda do município, funcionando em um plantão de 24 horas por dia. A Central está situada em um trevo, local estratégico, que facilita o acesso à orla, distritos ou mesmo para a capital Vitória, sem grande impedimento no trânsito. Os serviços podem ser solicitados pelos telefones (27) 3270-7474 e 0800 284 1212.

SAMU - Disque: 192

Quando o serviço for implantado no município de Aracruz, o SAMU poderá ser acionado através do telefone 192. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Aracruz - ES

    Aracruz - Espírito Santo

    Sobre o município
    Aracruz é um município localizado no norte do estado do Espírito Santo, integrante da Região do Vale do Piraqueaçu.Aracruz tem uma população estimada em 101.220 habitantes (IBGE, 2019).
    Anúncio
    Vitória - ES
    Atualizado às 22h48 - Fonte: Climatempo
    23°
    Nuvens esparsas

    Mín. 16° Máx. 31°

    23° Sensação
    15 km/h Vento
    83% Umidade do ar
    90% (15mm) Chance de chuva
    Amanhã (15/07)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 25°

    Chuvoso
    Quinta (16/07)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 24°

    Sol com muitas nuvens e chuva
    Ele1 - Criar site de notícias