Terça, 14 de Julho de 2020 23:19
-
Cidades Covid

Plano de risco extremo do Estado prevê toque de recolher e controle por CPF

Quem tiver CPF que termina em número par só poderá sair de casa para resolver algum problema em dias pares. Quem tiver CPF que termine em número ímpar só poderá circular em dias ímpares.

10/06/2020 23h22
31
Por: Redação Interativa

O governador Renato Casagrande apresentou na tarde desta quarta-feira (10), durante videoconferência com a imprensa, a proposta da matriz de risco do governo do Estado para ser implantada durante 14 dias contra o coronavírus em caso de risco extremo. Entre as principais medidas está um toque de recolher entre 21h e 5h e controle de circulação das pessoas por meio do CPF em dias alternados, de acordo com o final da numeração do documento.

Casagrande disse que ainda não há prazo para este plano entrar em vigor e dependerá de uma série de fatores, como a taxa de ocupação de leitos e o índice de isolamento social. Em princípio, quando a ocupação de leitos em todo o Estado atingir o percentual de 91%, a matriz de risco indica a adoção de medidas de risco extremo.

“Como passamos de 80% de leitos ocupados, vamos legitimar as medidas de risco extremo. É difícil dizer em quanto tempo chegaremos a 91%. É possível que o Inquérito Sorológico nos dê alguma ideia desse crescimento. Espero que a gente não chegue a 91%, sinceramente. Espero que a sociedade contribua”, disse o governador.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Alexandre Cerqueira, neste período de risco extremo, cultos e missas só poderão ser realizados de forma on-line. Também será proibido frequentar praias, calçadões, praças e similares.

Circulação em dias alternados

Quem tiver CPF que termina em número par só poderá sair de casa para resolver algum problema em dias pares. Quem tiver CPF que termine em número ímpar só poderá circular em dias ímpares.

A proibição de circulação entre 21h e 5h prevê exceção para serviços essenciais, como emergências médicas, veterinárias e de segurança pública.

O comércio funcionará de segunda a sexta, com fechamento aos sábados. Restaurantes só poderão funcionar por delivery. Estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, casas de produtos para animais e hortifrutis, não funcionarão mais aos sábados e domingos.

Para os supermercados haverá ainda mais restrições: um cliente a cada 20 metros quadrados, permissão para compras para apenas um membro da família e inclusão do CPF na nota fiscal. O horário de funcionamento previsto é de 7h às 19h.

No risco extremo, a recomendação é que crianças de até 12 anos fiquem em isolamento social.
Pelo plano, lojas de conveniência de postos de combustíveis fecharão e hotéis e pousadas só poderão atender até 30% da capacidade. As atividades da construção civil também serão suspensas.

Multa

O governo vai multar quem circular sem máscara e as pessoas serão obrigadas a portar o CPF para controle de circulação. O valor da multa não está definido, mas o governador acredita que ele deve ficar na faixa de R$ 6 mil.

Já o transporte público funcionará apenas para atender quem trabalha em serviços essenciais. Trabalhadores terão que portar um documento emitido pela empresa empregadora que comprovem o vínculo de trabalho. A indústria deverá providenciar transporte de seus funcionários.

O plano ainda prevê a proibição de circulação de pessoas e automóveis particulares nos acessos intermunicipais entre municípios de risco extremo, bem como entre municípios e estados vizinhos ao município de risco extremo.

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Anúncio
    Vitória - ES
    Atualizado às 23h09 - Fonte: Climatempo
    23°
    Nuvens esparsas

    Mín. 16° Máx. 31°

    23° Sensação
    15 km/h Vento
    83% Umidade do ar
    90% (15mm) Chance de chuva
    Amanhã (15/07)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 25°

    Chuvoso
    Quinta (16/07)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 24°

    Sol com muitas nuvens e chuva
    Ele1 - Criar site de notícias