Sábado, 26 de Setembro de 2020 09:37
-
Geral Normas

Cadastro Ambiental Rural: um aliado do meio ambiente

Idaf já registrou 500 mil hectares de vegetação nativa preservados no Espírito Santo

07/06/2020 15h31 Atualizada há 4 meses
197
Por: Redação Interativa
Foto Reprodução
Foto Reprodução

A preservação das florestas é essencial para o meio ambiente, contribuindo para o aumento da disponibilidade hídrica, a conservação do solo, polinização, observação de fauna, conservação da biodiversidade, dentre outros benefícios. O Código Florestal Brasileiro trouxe, em 2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) como ferramenta para contribuir nesse processo de proteção. No Espírito Santo, o cadastro é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Segundo o diretor-presidente do Instituto, Mário Louzada, o cadastro permite ao Idaf e a outros órgãos governamentais promover melhor planejamento ambiental e econômico e do uso e da ocupação das áreas rurais. 

"A ferramenta confere um diagnóstico muito mais detalhado das áreas rurais do Estado. Até o momento, estão mapeados quase 500 mil hectares de vegetação nativa preservados. O CAR contribui para melhor monitoramento da cobertura florestal, além de possível diminuição do desmatamento. Também é essencial na implementação e operacionalização dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs), visando à adequação ambiental das propriedades rurais e ao monitoramento e à fiscalização sistemáticas das atividades florestais", disse.

Preservação

Nos 2,3 milhões de hectares já validados pelo Idaf foram identificados quase 500 mil hectares de vegetação nativa, que equivalem a mais de 21% da área cadastrada. Dessa vegetação nativa, 312 mil hectares foram demarcados como reserva legal e outros 72 mil ainda deverão ser recuperados para compor a reserva legal obrigatória dos imóveis em questão.

Com relação às Áreas de Preservação Permanentes (APPs) foram mapeados mais de 225 mil hectares, porém somente 51 mil estão preservados e outros 76 mil hectares terão sua recuperação exigida conforme previsto no Código Florestal.

A floresta da Apple: área do tamanho de San Francisco gera ... 

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório, que serve como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. O cadastro integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, da Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas.

Cadastro gratuito

No mês de maio, o Idaf firmou contrato, com a empresa Hominus, que irá fazer o CAR de propriedades e posses rurais de até quatro módulos fiscais. Este é mais um passo para a ampliação do número de cadastros efetivados no Estado, cumprindo exigência do Código Florestal.

Atualmente, já estão inscritas no CAR mais de 95 mil propriedades e, com essa contratação, que prevê o cadastro de até 59 mil propriedades, deve-se chegar a um percentual de inscrição próximo a 100% no Estado.

A contratação da empresa foi possível devido aos recursos do Fundo Amazônia (cerca de R$ 17 milhões) aprovados no projeto, que tem como objetivo geral apoiar a implementação do CAR no Espírito Santo, e contratado por meio de colaboração financeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Inventário Florestal: Uma visão geral - Blog Mata Nativa

 

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Anúncio
    Vitória - ES
    Atualizado às 09h25 - Fonte: Climatempo
    27°
    Nuvens esparsas

    Mín. 19° Máx. 29°

    28° Sensação
    19 km/h Vento
    62% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (27/09)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 19° Máx. 32°

    Sol com algumas nuvens
    Segunda (28/09)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 34°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias