Segunda, 28 de Setembro de 2020 21:49
-
Polícia Segurança

Aracruz - Videomonitoramento e Cerco Eletrônico reforçam segurança

Câmeras auxiliam e dinamizam a segurança da população

28/05/2020 00h23 Atualizada há 4 meses
73
Por: Redação Fonte: PMA
Central de Videomonitoramento e Cerco Eletrônico – Foto Divulgação SECOM/PMA
Central de Videomonitoramento e Cerco Eletrônico – Foto Divulgação SECOM/PMA

A Prefeitura de Aracruz, através da Central Integrada de Segurança Pública (CISP), tem apoiado as forças policiais do município no combate à criminalidade através das Câmeras de Videomonitoramento e Cerco Eletrônico.

Solicitação de Imagens

 Desde sua implantação, em 2019, foram registradas 448 solicitações de imagens no sistema para apoio às atividades policiais, como averiguação preventiva, identificação de furtos, roubos e para apoio a outras instituições.

Pontos Estratégicos

Ao todo são 66 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. Somente no centro são 10 equipamentos que contribuem com a segurança e vigilância do comércio local. As câmeras de alta resolução têm alcance de aproximadamente 600 metros.

Eficiência

Na última semana, o Cerco Eletrônico mais uma vez se mostrou eficiente no apoio ao trabalho da Polícia Militar. O sistema flagrou a entrada de um veículo suspeito no município e começou a acompanhá-lo pelas imagens das câmeras de videomonitoramento. Os servidores da CISP informaram à Polícia Militar a localização do automóvel. Durante o procedimento de busca foi apreendida uma pistola calibre 380, com onze munições. O suspeito que portava a arma foi detido e encaminhado a 13ª Delegacia Regional de Aracruz.

Palavras do Secretário

De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad) Luciano Forrechi, além de contribuir com a segurança dos cidadãos, o sistema é uma importante ferramenta na elucidação de crimes. “As câmeras auxiliam e dinamizam a segurança da população. Nosso sistema monitora toda a via onde o equipamento está instalado e temos resultados satisfatórios desde sua implantação”, destaca Luciano.

Segundo Forrechi, o sistema integrado da prefeitura é um valioso apoio para agilizar o atendimento às ocorrências junto à Polícia Militar. “Juntos, o Cerco Eletrônico e a Central de Videomonitoramento de Aracruz oferecem às forças policiais mais poder de investigação e inteligência no combate ao crime”, avalia o secretário.

Palavras do Comandante do 5º BPM

Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Aracruz, tenente-coronel Claudio Silva, as câmeras de videomonitoramento e do cerco eletrônico são ferramentas muito importantes para a ação da Polícia Militar, pois facilitam a prisão de infratores, ajudam na localização de veículos, na investigação criminal para prevenção de delitos, auxiliando e direcionando o policiamento, proporcionando uma atuação mais precisa. “Estes instrumentos contribuem muito para diminuição considerável do tempo de resposta ao fato, agregando eficiência e agilidade, e proporcionando, assim, otimização dos recursos empenhados”, explica o comandante.

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Aracruz - ES

    Aracruz - Espírito Santo

    Sobre o município
    Aracruz é um município localizado no norte do estado do Espírito Santo, integrante da Região do Vale do Piraqueaçu.Aracruz tem uma população estimada em 101.220 habitantes (IBGE, 2019).
    Anúncio
    Vitória - ES
    Atualizado às 21h39 - Fonte: Climatempo
    25°
    Alguma nebulosidade

    Mín. 21° Máx. 34°

    25° Sensação
    20 km/h Vento
    79% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (29/09)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 21° Máx. 30°

    Sol com algumas nuvens
    Quarta (30/09)
    Madrugada
    Manhã
    Tarde
    Noite

    Mín. 20° Máx. 30°

    Sol com algumas nuvens
    Ele1 - Criar site de notícias