Sábado, 24 de Outubro de 2020 00:12
-
Cultura Índios

Tekoá Mirim: Primeiro Plano de Visitação em terras indígenas do ES será lançado nesta quinta em Aracruz

Documento consolida a aldeia Piraquê-Açu, em Aracruz, como um dos únicos locais regulamentados para realizar atividades voltadas ao enoturismo fora da região amazônica

09/12/2019 22h15 Atualizada há 10 meses
558
Por: Redação Interativa Fonte: PMA
Tekoá M?rim é um lugar para quem busca tranquilidade e contato com a naturezaa - Foto Reprodução
Tekoá M?rim é um lugar para quem busca tranquilidade e contato com a naturezaa - Foto Reprodução

Na próxima quinta-feira (12) acontece o lançamento do primeiro Plano de Visitação em terras indígenas do Espírito Santo, na Tekoá Mirim (Aldeia Temátika), a partir das 09h. O documento consolida a aldeia Piraquê-Açu, em Aracruz, como um dos únicos locais regulamentados para realizar atividades voltadas ao enoturismo fora da região amazônica, além de ser um marco para o município e, principalmente, ao povo Guarani.

 

“Queremos mostrar a cultura Guarani para todos”, declarou o cacique Pedro. De acordo com ele a ideia é que a Tekoá Mirim se torne um espaço para aqueles que desejam ter uma vivência a partir de um outro estilo de vida e visão de mundo.

 

Localizada em meio a mata atlântica e às margens do maior estuário do Espírito Santo: o Rio Piraquê-Açu, a Tekoá Mirim é um lugar para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Uma breve caminhada é suficiente para sentir o ar puro e clima de paz que reina na floresta. “Para mim, a Aldeia Tematika é um local que fortalece nossas raízes, porque ali estamos sempre praticando nossa cultura. É também um meio de sobrevivência pra gente, nosso trabalho. É muito importante para nós preservar nossa cultura e também manter nossas pessoas dentro da aldeia”, comentou Walter Karaí Djekupé, guia turístico da Tekoá M?rim.

 

Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, os povos indígenas continuam resistindo, mantendo a cultura viva e cultivando um estilo de vida ancestral, em meio a floresta. O Plano de Visitação, no entanto, será uma chave para que pessoas do município, do Estado e de todo Brasil, conheçam melhor e de perto a cultura Guarani. “Aracruz é o único município capixaba com terras indígenas tradicionalmente ocupadas e é fundamental que a gente reconheça e apoie os povos indígenas, tendo em vista a importância histórica que possuem para o Brasil. São povos que guardam saberes antigos e conhecem as matas muito melhor que nós”, disse.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Vitória - ES
Atualizado às 00h08 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 25°

21° Sensação
7 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (60mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 24°

Chuva e trovoadas
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias