Tv Interativa
Segurança

Aracruz - Polícia Civil recebe drone para auxiliar em operações na região da 13ª Delegacia

A doação faz parte de um termo de cooperação técnica da Vale com a Sesp, assinado há cerca de dois anos.

18/11/2019 22h08Atualizado há 3 semanas
Por: Redação Interativa
Fonte: PC/ES
161
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Polícia Civil (PCES) terá o auxílio de mais um equipamento moderno para efetuar operações policiais na 13ª Delegacia Regional de Aracruz. A instituição recebeu um drone como doação, na última terça-feira (12). O equipamento foi recebido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), na cerimônia de entrega ocorrida na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, no município da Serra.

A doação faz parte de um termo de cooperação técnica da Vale com a Sesp, assinado há cerca de dois anos. A superintendente da região norte, delegada Andreia Maria Pereira dos Santos, explicou que o drone possui câmera térmica, holofote e um sistema de som que permite emitir comandos de voz diretamente do rádio. Os aparelhos têm ainda alcance de cinco quilômetros de distância, 500 metros de altura, e são considerados compactos, pesando cerca de 900 gramas e com 32,2 centímetros de comprimento.

“Essa nova tecnologia será muito proveitosa nas operações. Os policiais poderão usá-la em cumprimento de mandados de prisão, possibilitando monitorar os suspeitos durante as ações. Visualizaremos locais de difícil acesso, onde as viaturas não conseguem chegar. Além disso, o equipamento pode filmar áreas e tirar fotos, o que facilita a identificação de pessoas. Nós da Polícia Civil agradecemos à iniciativa, quem realmente ganha com essa aquisição é a sociedade”, afirmou Andreia Maria dos Santos.

O chefe da 13ª Delegacia Regional de Aracruz, delegado João Franscisco Filho, afirmou que a ideia é capacitar outros policiais civis para operar o equipamento. “Esse drone irá auxiliar nas investigações realizadas no âmbito da 13ª regional. O dispositivo possui ferramentas que nos ajudará em operações específicas que precisam de identificação, mapeamento e acompanhamento de determinadas ações. Além da possibilidade de diminuir o número de agentes em campo e abrangência em grandes áreas”, declarou.

João Francisco acrescentou que o drone possui câmera térmica, recurso que possibilita tirar fotografias em função do calor, e que a funcionalidade desse mecanismo será muito útil nas investigações. O delegado também parabenizou a parceria da Vale com a Sesp, visto que auxilia o aprimoramento das agências de segurança e promove mais segurança para a sociedade.

 

Capacitação de policiais civis para o uso de drones

No mês de julho deste ano, a Polícia Civil (PCES) capacitou 15 policiais civis com a realização do Curso Básico de Pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas voltado para os órgãos de Segurança Pública. Os servidores participaram de aulas, nas quais aprenderam a operar oito drones adquiridos pela instituição, que têm auxiliado operações policiais. Segue o link para acesso à matéria: https://bit.ly/2NLMVuo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.