Domingo, 13 de Junho de 2021 05:34
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Direitos Humanos Bahia

SJDHDS capacita servidores da Ouvidoria para atendimento à população LGBTQIA+

A capacitaç abordou conteúdos como o perfil dos atendidos, identidade de gênero, as violações de direitos sofridas pelo público, terminologias, conceitos, dentre outros

05/05/2021 21h00
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Por: Redação Interativa Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Como parte da programação do Maio da Diversidade, que marca um mês importante na luta contra a LGBTfobia e todos os tipos de preconceito, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio da Coordenação de Políticas LGBT e do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD), promoveu a Capacitação para Atendimento Especializado da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) à população LGBTQIA+ nesta quarta-feira (5).

Cerca de 30 profissionais da OGE participaram da capacitação, que abordou conteúdos como o perfil dos atendidos, identidade de gênero, as violações de direitos sofridas pelo público, terminologias, conceitos, dentre outros. Com isso, a SJDHDS visa qualificar o atendimento das centrais e fortalecer novas políticas públicas em defesa da comunidade LGBTQIA+.

“Esse é um momento histórico para a comunidade LGBTQIA+, principalmente no atual contexto de dificuldade, de aumento das violações de direitos e das subnotificações dos dados das violências sofridas. A OGE vai desenvolver um papel fundamental para desenhar o mapa da violência contra a população LGBT, esses dados vão nos auxiliar na formulação das políticas públicas para a comunidade em nosso estado”, destacou o coordenador de Políticas LGBT da SJDHDS, Kaio Macedo.

“É imensurável a importância da capacitação da nossa equipe pelo CPDD. Estamos caminhando para o futuro que queremos, que é ver as pessoas e suas múltiplas formas de amar serem respeitadas por todos. E a OGE está abrindo esses caminhos. Estamos lutando por um mundo melhor. Respeito sempre”, enfatizou a assessora técnica da OGE, Luanda Matta.

O curso foi ministrado por Higor Antônio e por Scarleth Sangalo, integrantes da equipe do CPDD. A atividade também contou com a participação de Anderson Silva, supervisor da central de Atendimento da Ouvidoria. A finalização da capacitação acontece em 12 de maio.

Através de uma parceria entre SJDHDS e OGE, será efetivada a inclusão de um canal de atendimento diferenciado a partir do 0800 284 0011 e dosite da OGEpara o acolhimento de denúncias, reclamações e solicitações em casos de violência e discriminação contra a população LGBTQIA+.

Fonte: Ascom/SJDHDS

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