Folha Interativa
Tv Interativa
Bandeira Vermelha

Conta de energia fica mais cara em agosto com a adoção da bandeira vermelha

A conta de energia fica mais cara para consumidores em agosto.

28/07/2019 21h08
Por: Redação Interativa
Fonte: EBC
52
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - informou, que a bandeira tarifária para o mês de agosto será a vermelha, no patamar 1. O que significa que haverá uma cobrança extra de 4 reais para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Em julho, a cobrança foi da bandeira tarifária amarela, quando há um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.

De acordo com a agência, a medida foi tomada pela possibilidade de aumento no acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto, além da diminuição do volume de chuvas, com a chegada da estação seca.

O sistema das bandeiras tarifárias nas cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de sua geração. A bandeira verde  é a única que não tem cobrança extra.

Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras para compensar os gastos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.