Tv Interativa
Folha Interativa
Saneamento

Aracruz - Líder comunitário conclama parlamentares a votar projeto de lei que beneficiará 4 bairros cortados por valão

Esgoto a céu aberto quando transborda prejudica a rotina de moradores dos bairros Segato, Fátima, Clemente e Portelinha.

07/07/2019 14h29Atualizado há 1 semana
Por: Redação Interativa
Fonte: Redação Interativa
282
Líder Comunitário Jorge Pereira
Líder Comunitário Jorge Pereira

O Líder comunitário, Jorge Pereira, popularmente conhecido como Jorge Pelegrino, está fazendo uma grande convocação para amanhã, tanto da população como de parlamentares, com a finalidade da aprovação de um projeto de lei, que beneficiará a vida de grande parte da população de Município de Aracruz.

Apesar do líder comunitário não está sofrendo, como.os moradores dos bairros Segato, Fatima, Clemente e Portelinha, ele em um ato humanitário, se solidariza com os moradores destas comunidades, neste movimento.

Época de Chuvas

A situação dos moradores desta região piora, quando chove, pois o córrego transborda inundando as residências 'ribeirinhas'.

Sendo a obra do valão. uma questão de saúde pública, razão de alguns vereadores, votarem em primeiro turno, a favor do importante projeto.

Esgoto a céu aberto: inimigo invisível

Moradores dos bairros Segato, Fátima, Clemente e Portelinha, convivem com um problema bem desagradável. Segundo a comunidade, há vários anos tem um esgoto a céu aberto e o cheiro tem incomodado bastante. Iinúmeras administrações municipais, já prometeram realizar, obras, que contemplam  essas comunidades, para que esta situação, seja resolvido em definitivo.

Doenças  X Falta de Saneamento

O número de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado é crescente, principalmente nos bairros periféricos. A contaminação pode acontecer por diversos fatores, mas o mais comum é pelo  contato com esgoto à céu aberto, água poluída, com urina, fezes humanas ou de animais, por bactérias ou vírus.

OMS

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,5 milhão de crianças menores de 5 anos acabam morrendo por causa da doença relacionadas à falta de esgotamento sanitário.

No Brasil

Em muitos lugares do Brasil a situação ainda é crítica, infelizmente, mais de 100 milhões de brasileiros ainda não possuem serviços de coleta de esgoto e tratamento de água, esse cenário é uma ameaça para qualidade de vida da população.

Urgencia questão de saúde pública

O acesso ao saneamento básico, em especial aos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para diminuirmos o número de internações por diarreia no país. O saneamento ajuda também a melhorar a qualidade de vida da população e diminui os gastos com a internação.

Valorização de Imóveis

As vantagens de expansão da rede de esgoto são inúmeras, além da valorização imobiliária, econômica, educacional e diminuição da proliferação de doenças que coloca em risco à saúde de toda população, especialmente das crianças, que estão entre as principais vítimas na faixa etária entre 0 e 5 anos com maior probabilidade de morrerem por doenças relacionadas a falta de acesso a esgoto coletado e tratado de forma adequada.

A prefeitura é a principal responsável por conseguir recursos para resolver esta situação, mas a população precisa reivindicar estas obras, além disso, é necessário entrar em contato com autoridades locais e principalmente com o prefeito e vereadores para que eles coloquem a coleta e tratamento do esgoto como prioridade em seus mandatos.

 O Município 

A administração municipal, está propondo um projeto de lei, para obtenvob de recursos, com a finalidade de executar a obra do valao, que corta os bairros Segato, Fátima, Clemente e Portelinha, dentre outras em todo Município de Aracruz. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Vitória - ES
Atualizado às 17h17
23°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 15°
23°

Sensação

19 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Lico
Bíblia
Interativa