Quarta, 16 de janeiro de 2019
Redação: 27 99700 - 5717 / Comercial: 27 99700 - 5717
Cultura

14/12/2018 ás 23h45 - atualizada em 15/12/2018 ás 00h08

94

Redação Interativa

Vitória / ES

Vila do Riacho - Festa de São Benedito terá encontro de bandas de congo e tradicional fincada do mastro
Povoado teve origem militar
Vila do Riacho - Festa de São Benedito terá encontro de bandas de congo e tradicional fincada do mastro
Foto: Divulgação

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios. Como outros quartéis às margens de outros rios do Brasil de então, o Quartel de Riacho serviu para repelir os ataques dos índios botocudos a viajantes, índios civilizados, comboios e boiadas que tinham que passar por ali. Para os botocudos, o local era uma espécie de sentinela avançada de seu território do interior e norte do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia.


O Município


Em 25/1/1891, foi criado o Município de Riacho, com sede em Campos do Riacho, abrangendo os territórios dos Distritos de Riacho e Ribeirão da Linha (hoje Distritos de Guaraná e Jacupemba). Mas o município só durou até 16/5/1931, quando foi reintegrado ao de Santa Cruz.


Dentro do que se pôde apurar, consta que o último prefeito do município foi Philareto Carlos Loureiro e que seu antecessor, de 14/4/26 a 2/5/30, foi Dalmácio Coutinho.


Festa de São Benedito do Rosário


A Festa de São Benedito é uma das mais tradicionais manifestações culturais do município e acontece entre os dias 20 e 23 de dezembro, em Vila do Riacho, com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR).


O Encontro de Bandas de Congo vai alegrar o público e promete levar oito bandas para as ruas da comunidade. Ponto ápice da celebração, a Fincada do Mastro também é uma das atrações da festa, além de shows musicais e barracas com comidas típicas.


“Convido a população aracruzense, turistas e visitantes para festejarem junto a comunidade de Vila do Riacho. É uma festa animada, com muita história e cultura para contar”, comenta o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium