domingo, 16 de dezembro de 2018
Redação: 27 99700 - 5717 / Comercial: 27 99640 -3523

27º

Min 23º Max 27º

Ensolarado

Vitoria - ES

às 15:57
Cidades

27/09/2018 ás 19h29 - atualizada em 27/09/2018 ás 19h49

101

Redação

Teresina / PI

João Neiva – Deputado Nilzo Plazzi foi um dos poucos representantes do município na Assembléia Legislativa
Camdidauras do Val do Piraqueaçu
João Neiva – Deputado Nilzo Plazzi foi um dos poucos representantes do município na Assembléia Legislativa
Foto: Divulgação

Quando falamos o nome Nilzo Plazzi, rememoramos as décadas de 60 e 70, quando João Neiva, tinha voz no parlamento estadual, nesse tempo a cidade era reconhecidamente a “Cidade Sorriso”, pois tinha uma educação que era referência, para toda região do  Vale do Piraqueaçu e no meio cultural, o Carnaval de Acioli, era um dos melhores do estado.
Já na atualidade as coisas caminham diferente, não se fala de João Neiva, com todo o glamour e respeito que o município merece, isso pelo fato de  não termos nossa voz, no parlamento estadual, é chegada a hora de mostramos, que  somos um povo unido e que busca se respeitado .

João Neiva não possui um representante há 40 anos e os reflexos desta situação são notórios. Não temos ninguém para lutar perante o governante do Estado por verbas que poderiam ser investidas em saúde, educação, moradias, entre outros.


A função de um Deputado Estadual


Muitas pessoas desconhecem as funções e a atuação de um deputado estadual, e principalmente a necessidade de ter um representante de seu município na Assembléia.

O Deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante popular estadual, eleito pelo sistema proporcional, no qual se leva em conta a votação da legenda (partido político ou coligação de partidos), para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma, e a votação obtida pelo candidato, para determinar-se quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas pela mesma conquistadas.

O deputado estadual é responsável principalmente pela fiscalização das ações do poder executivo estadual, analisando e aprovando o orçamento anual do estado e também propondo através de projetos de lei entre outros requerimentos melhorias para os municípios do estado.

De uma forma mais simples, os deputados federais e estaduais são a representação máxima do povo. São virtualmente escolhidos por diferentes camadas da sociedade brasileira, e em conjunto têm as condições de legislar sobre o estado nacional.


Todo deputado tem a função legislativa e exercer atribuições de fiscalização financeira e orçamentária, controle e assessoramento dos atos do Executivo, além da prática de atos da administração interna.

Qual a importância de um Deputado Estadual para João Neiva?

É necessário que superemos as vaidades e os egocentrismos de um município que pensa como cidade, mas age como um bairro dos municípios vizinhos.
Em meio a um cenário político turbulento, o eleitor mostra-se cada vez mais desacreditado com os políticos, especialmente os que atuam em Brasília. Sendo assim, o voto, ferramenta importante, parece estar seguindo um caminho cada vez mais comum, isto é: a abstenção ou a anulação do mesmo.
Por outro lado, não devemos pensar assim, devemos nos unir e com força, tirar de lado as picuinhas, para obtermos um grande êxito.
De imediato cito como exemplo as bancadas estaduais, que podem apresentar emendas ao orçamento. No caso dos estados são permitidas duas emendas que liberam até 0,8% da receita corrente líquida, o que significa cerca de mais R$ 200 milhões por bancada.
Precisa-se acordar, pois são mais de 40 anos, sem um Deputado Estadual genuinamente de João Neiva, o que se perdeu de recursos durante esse período? A resposta talvez pareça um tanto genérica, mas se analisarmos a importância que um Deputado Estadual possui na destinação de recursos para o município onde ele tem ligação através das emendas parlamentares é possível dimensionar o tamanho da perda para a cidade  nestas décadas sem um representante capaz de direcionar os recursos para  João Neiva. Ou seja, não ter uma representante na Assembléia Legislativa, é a certeza de não ser contemplado, plenamente, com recursos dessa natureza.
Enfim, está na hora de João Neiva eleger um Deputado estadual com raízes daqui, independente da cor partidária e, para que isso se concretize, é necessário que superemos as vaidades e os egocentrismos de uma cidade, que pensa como metrópole, mas age como província.
ESTA LANÇADO O DESAFIO….. E QUE VENHAM OS NOMES…
Há !!!!!! e não nos esqueçamos, QUAL VAI SER A SUA POSTURA NESTAS ELEIÇÕES?



O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium