Quinta, 18 de outubro de 2018
Redação: 27 99700 - 5717 / Comercial: 27 99640 -3523

23º

Min 22º Max 25º

Nublado

Vitoria - ES

às 23:49
Política

20/07/2018 ás 00h30 - atualizada em 20/07/2018 ás 00h35

91

Redação

Teresina / PI

Só 6 Estados têm líderes para vencer eleição no 1º turno
Eleição 2018
Só 6 Estados têm líderes para vencer eleição no 1º turno
Foto: Reprodução
BRASÍLIA – A menos de três meses das eleições de 7 de outubro, pesquisas disponíveis em 21 unidades da Federação indicam que disputas em apenas seis Estados podem ser definidas já no 1º turno.


São Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão e Piauí. Em todos os demais há ainda grande indefinição.

Esse número pequeno de líderes destacados nas eleições para governador nos Estados é pouco usual a esta altura da campanha.

Em outras eleições, nesta época, havia mais certeza sobre os possíveis vencedores. O problema é que a população está – cada vez mais – descrente da classe política. E se pudesse não votaria em ninguém.

Em muitas unidades da Federação nas quais há pesquisas recentes disponíveis é grande a soma de quem vota em branco, nulo, está indeciso ou não quer responder. A taxa de “não voto” passa de 30% em 14 disputas.

Também chama a atenção o fato de que 11 governadores que tentam se reeleger não estejam em 1º lugar nas pesquisas. Márcio França (PSB), em São Paulo, e Robinson Faria (PSD), no Rio Grande do Norte, nem sequer aparecem na tabela abaixo, pois estão com baixa intenção de voto.

No ES o ex-governador Renato Casagrande (PSB) já liderava a disputa contra o atual governador Paulo Hartung (MDB), que desistiu de concorrer. O socialista assumiu a liderança e segundo pesquisa do Instituto Futura ganha no primeiro turno.


E segundo lugar a senadora Rose de Freitas (Pode) tenta formar uma chapa competitiva, após também ter sido beneficiada pela saída de Hartung da disputa. Ela tem apoio dos prefeitos.





FONTE: Agência Congresso

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium