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01/06/2018 ás 17h17 - atualizada em 01/06/2018 ás 17h25

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Teresina / PI

Facebook vai acabar com sua área de ‘trending topics’ na luta contra informações falsas
Facebook Empresa anunciou remoção de parte do site que compila notícias mais populares na rede social para levar usuários a buscarem fontes confiáveis
Facebook vai acabar com sua área de ‘trending topics’ na luta contra informações falsas
Imagem da página do Facebook mostra a área da rede social dedicada à exibição das notícias mais populares no serviço, que será removida a partir da semana que vem numa tentativa de levar os usuários a buscarem por si mesmos fontes mais confiáveis de informação AP/RICHARD DREW

O Facebook anunciou nesta sexta-feira que vai acabar com a área de ‘trending topics’ de seu site como parte da luta contra a disseminação de notícias falsas pela rede social. Introduzida há cerca de quatro anos, a funcionalidade compila e apresenta aos usuários uma seleção das notícias mais compartilhadas, e populares, da rede.


Segundo o Facebook, a ideia por trás da medida, a ser efetivada na semana que vem, é levar os usuários a buscarem por si mesmos fontes mais confiáveis de informações. Ainda de acordo com a empresa, a área de tending topics responde em média por menos de 1,5% dos cliques recebidos por sites de notícias e já está em testes sua substituição por funcionalidades como uma “caixa” com “notícias urgentes” ou uma área do tipo “hoje em” que se dedicará a trazer notícias locais segundo a região de moradia indicada pelo usuário na rede.


A qualidade, e veracidade, das notícias que circulam no Facebook entrou em questão depois que supostos agentes russos, máfias e outras organizações e indivíduos mal intencionados passaram a usar a rede social para espalhar informações falsas e influenciar comportamentos de seus usuários, como na campanha que levou à eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA em 2016.


Anteriormente, o Facebook já tinha introduzido modificações na elaboração dos “trending topics” de forma a reduzir seus vieses ideológicos e políticos. Primeiro, a empresa demitiu os editores humanos da área, acusados de tendências “anticonservadoras” e os substituiu por algoritmos. Com isso, porém, a problema “mudou de lado”, com o sistema automatizado se mostrando incapaz de distinguir notícias verdadeiras de falsas.

FONTE: O Globo

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