Sexta, 19 de outubro de 2018
Redação: 27 99700 - 5717 / Comercial: 27 99640 -3523

27º

Min 23º Max 27º

Nublado

Vitoria - ES

às 10:52
Brasil

29/05/2018 ás 10h01 - atualizada em 29/05/2018 ás 10h07

150

Redação

Teresina / PI

Líder do governo compara Bolsonaro ao Macaco Tião
Fenômeno
Líder do governo compara Bolsonaro ao Macaco Tião
Lelo Coimbra - Líder do governo na câmara

BRASÍLIA – Em entrevista a Rede de Televisão CNT, o deputado federal Lelo Coimbra, presidente do MDB no ES, comparou o deputado e pré-candidato a presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), ao fenômeno ‘Macaco Tião’.


Era um chimpanzé que vivia no zoo do Rio e que foi lançado candidato a prefeito da cidade em 1988 e obteve mais de 400 mil votos.  O macaco era bastante querido pelas crianças e outros frequentadores do zoo. Seu nome “Tião” era uma homenagem ao padroeiro da cidade do Rio, São Sebastião.


A entrevista foi ao ar na noite de quinta-feira (19/04) pela Central Nacional de Televisão. A CNT é uma rede de televisão cuja sede está localizada em Curitiba. Tem emissoras no Rio de Janeiro, Londrina, Americana, Salvador e Caxias do Sul, e redações em Brasília e São Paulo.


O deputado foi entrevistado como líder do governo Temer no Congresso, e ao responder perguntas sobre a eleição presidencial, disse que ” Bolsonaro não tem equipamento pessoal para governar o país”. Mas alertou que a eleição dele pode ser consequência “dessa situação que está ai, de confusão e insatisfação com a classe política”.



Em seguida citou exemplos eleitorais ocorridos no Rio e no Espírito Santo, quando os eleitores revoltados votaram num macaco em 1988, e num mosquito em Vila Velha (ES) em 1987, como forma de protesto contra a incapacidade do governo municipal de conter uma epidemia de dengue na cidade. O nome “mosquito” apareceu em mais de 29 mil cédulas. 


Primeiro caso


Em 1959, o Brasil registrou o primeiro caso de protesto nas eleições, á época, manuais. Um rinoceronte apelidado de “Cacareco” venceu as eleições para vereador de São Paulo. O partido mais votado recebeu cerca de 95 mil votos, enquanto o rinoceronte, sozinho, obteve aproximadamente 100 mil votos


Fernando Gabeira


No caso carioca o resultado foram 400 mil votos, o que colocou o macaco Tião como o 3º mais bem-colocado nos resultados, caso sua candidatura fosse validada pela Justiça Eleitoral. A candidatura foi lançada pela revista humorística Casseta Popular, com apoio do deputado Fernando Gabeira (PV), como forma de voto de protesto.


Na entrevista o deputado Lelo comentou também sobre o foro privilegiado, que na sua opinião já deveria ter acabado, sobre o sucesso da economia no governo Temer, com inflação abaixo da meta, sobre a condenação pelo Supremo Tribunal Federal do senador tucano Aécio Neves (MG), e a operação Lava Jato e suas consequências no eleição de outubro.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium